Você sabe como o Brasil alcançou a posição de 3º maior exportador agrícola do mundo1? Já imaginou como é manter a produção em larga escala, mesmo com moléstias, como o ataque de pragas e mudanças climáticas? Quer saber como intensificar a produção sem prejudicar o meio ambiente? Ou até mesmo, como incrementar a tecnologia no agronegócio? Você sabe qual o profissional responsável pelo agronegócio no Brasil?
Para entender todo o processo produtivo e tecnológico que proporciona a exportação de commodities brasileiras, devemos saber algumas características sobre o Brasil. O Brasil é, desde seus primórdios, um país cuja principal atividade econômica provém do setor primário. Com uma vasta fauna e flora, foi possível a produção de diversas culturas agrícolas, além da criação de diversos animais. No princípio, as principais culturas eram a cana-de-açúcar e o café. Com o tempo, a demanda mundial foi mudando e, no cenário atual, culturas como milho, soja e algodão dominam o mercado global.
Desse modo, é de suma necessidade o desenvolvimento de tecnologias que visem o incremento dessas culturas, bem como de diversas outras, possibilitando uma produção intensificada e rápida, de modo a alcançar a demanda mundial, como mostra a projeção verificada na Tabela 1.
Tabela 1. Projeções do agronegócio brasileiro até 2028.
Fonte: https://blog.aegro.com.br/agronegocio-no-brasil/
Com o curso focado em questões como as discutidas acima, o Engenheiro de Biossistemas tem como papel criar e desenvolver tecnologias no campo, para a produção de alimentos e energia, de maneira eficiente e sustentável, além de agregar competências das áreas de produção vegetal e animal, instrumentação, tecnologia de informação, automação e meio ambiente2 Em outras palavras, o Engenheiro de Biossistemas é um profissional que compreende os biossistemas e atua na automação dos processos produtivos3.
O profissional formado recebe o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com todas as 18 atribuições, além de atribuições provenientes de Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola e Biologia4. Em suma, a importância desse profissional no Brasil pode ser expressa pelo papel do setor primário no PIB do país, sendo este um indivíduo qualificado a promover o desenvolvimento produtivo e econômico do país, atuando em empresas dos segmentos de energia eólica e solar, bioenergia, implementos agrícolas, equipamentos para produção animal, software, controle e automação, geoprocessamento, pesquisa científica e consultoria5.
No Brasil, o curso de Engenharia de Biossistemas é ofertado pela USP (Pirassunga-SP), UNESP (Tupã-SP), IFSP (Avaré-SP) e UFCG (Sumé-PB). O curso de Engenharia de Biossistemas, além de diversos projetos de extensão têm o objetivo de formar um profissional completo, com fundamentos em conhecimento teórico e aulas práticas com visão voltada para o mercado de trabalho.
Para maiores informações sobre o curso de Engenharia de Biossistemas ofertado pela UNESP (Tupã) acesse o site:
Referências
1Globo Rural. Brasil passa a ser 3º maior exportador agrícola, mas clima ameaça futuro. Revista Globo Rural, 2018. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/09/globo-rural-brasil-passa-a-ser-3o-maior-exportador-agricola-mas-clima-ameaca-futuro.html>. Acesso em: 25 de março de 2021.
2UNESP Tupã. Departamento de Engenharia de Biossistemas. UNESP Tupã, 2020. Disponivel em https://www.tupa.unesp.br/#!/ensino/departamentos/engenharia-de-biossistema/. Acesso em: 25 de março de 2021.
3Mão na Roda recebeu Prof. Dr. Raul Andres Martinez da UNESP de Tupã – Bloco 2, 2020. 1 vídeo (22 min e 11s). Publicado pelo canal TV Câmara Tupã. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YWQEEYn0GTQ&t=2s. Acesso em: 25 de março de 2021.
4GUIA DE PROFISSÕES UNESP. Guia de Profissões Unesp: Universidade Publica gratuita mais próxima de você. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da Unesp, 27° edição, p. 91, 2019.
[simple-author-box]
Respostas de 12
O artigo foi muito esclarecedor, pois ainda existe muita dúvida em relação a esta nova graduação no mercado.
É um curso que abrange diversas áreas, com infinitas projeções.
Agradeço pelo comentário Valéria! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail julia.fleuri@unesp.br
Perfeito!! 👏🏻👏🏻
Estive pensando em prestar o curso porém estava com algumas duvidas sobre qual era a atuação do engenheiro de biossistemas, afinal nunca tinha ouvido falar deste curso hahaha, entretanto este artigo satisfez todas essas duvidas e me motivou ainda mais a prestar a graduação!
Que bacana Vitor, espero que consiga entrar na graduação e goste do curso! Qualquer dúvida pode estar entrando em contato comigo pelo e-mail julia.fleuri@unesp.br
Profissão muito interessante e de grande valor no mercado de trabalho. Parabéns pelo artigo, muito bem desenvolvido.
Obrigada João!! Se tiver alguma dúvida estou a disposição pelo e-mail julia.fleuri@unesp.br
Achei o artigo muito esclarecedor, são inúmeras preocupações com o meio ambiente, e hoje, podemos contar com tecnologias que nos impulsionam ao desenvolvimento, mas nos mantém em ordem com a natureza!
Agradeço Camila, caso tenha alguma dúvida, estou a disposição pelo e-mail julia.fleuri@unesp.br
Achei o artigo muito interessante, pois traz de maneira esclarecedora o papel do engenheiro de biossistema no mercado de trabalho, assim como na sociedade. Além de demonstrar a importância da junção da sustentabilidade com a tecnologia.
Olá Fabiana, obrigada pelo feedback! Para quaisquer dúvidas, entre contato pelo e-mail julia.fleuri@unesp.br
Achei o curso muito interessante, é nítida a importância dele para os tempos atuais onde meio ambiente e tecnologia andam juntos.
Estarei pesquisando mais sobre a grade curricular da UNESP!
Olá Ana, obrigada pelo comentário! Caso tenha alguma dúvida sobre o curso ou queira saber mais a fundo sobre a grade, entre em contato: julia.fleuri@unesp.br